BANKSY é grafiteiro, pintor, escultor e guerrilheiro incógnito, possivelmente nascido em Bristol, no Reino Unido. Atualmente é um dos mais importantes e conhecidos artistas de rua do mundo, apesar de, ironicamente, ninguém conhecer sua identidade.

Tendo começado sua carreira, em fins dos anos 90, com a técnica tradicional do grafite, optou mais tarde pela técnica do estêncil, mais rápida e adequada ao que viria propor. Hoje, suas pinturas e intervenções são facilmente encontradas nas ruas de Londres e já rodaram o mundo através da internet. O seu diferencial está justamente no conteúdo de suas obras, extremamente irônicas, políticas e sarcásticas e na ousadia de suas intervenções.

Ele altera placas de trânsito (Slow children, Fat lane), insere obras adulteradas (Show me the Monet, Rock with marker pen) e mostras de animais absurdos (Beetle with airfaix weapons) nos mais famosos museus do mundo, distribui notas falsas de 10 libras com a imagem da princesa Diana, pinta mensagens no corpo de animais de fazenda (Fuck pigs), distribui cartazes com mensagens a macacos no zoológico e a manifestantes em comícios (I Don´t believe in anything, I'm just here for the violence), cola falsas placas institucionais liberando muros branquíssimos ao grafite, assassina telefones públicos e cola frases com ordens absurdas pelas ruas de Londres (Keep it real).

Recentemente, trocou 500 CDs da cantora Paris Hilton por cópias adulteradas em lojas de Londres onde se podia ler nos encartes mensagens como "Cada CD que você compra, me coloca mais longe do seu tipo" e pintou imagens no muro que separa a Palestina de Israel.

Sua poética é anti-conformista, anti-liberal, anti-capitalista, anti-establishment e se levanta contra as injustiças, criticando as instituições formais e a arbitrariedade do poder.

Quando suas obras passaram a valer uma fortuna, ele as disponibilizou gratuitamente em sua página na internet em variados tamanhos para impressão, em um link ironicamente chamado "shop". Isso não impediu que fossem impressas e vendidas por centenas de libras.

Apesar de alguns museus terem voltado atrás e re-inserido em suas coleções permanentes as telas que ele havia colocado clandestinamente, Banksy ainda é procurado pela polícia, por suas intervenções e grafites, considerados atos de contravenção. Ele também é responsável pelo recente hábito adotado pelos museus de Londres de vistoriar a bolsa de todos visitantes que entram.

As obras presentes nesta edição da Confraria foram tiradas do site www.banksy.co.uk, do livro Banksy: wall and piece e de fotos tiradas nos locais, pelos editores, e não precisam de autorização para serem reproduzidas.

 

 

2007 © Revista Confraria - arte e literatura - www.confrariadovento.com